Bruxinha do Bem! 
Criar uma Loja Virtual Grátis
casa limpa
casa limpa


Louça sem gordura de um lado, louça com gordura do outro.

 
Ao tirar os pratos servidos da mesa. Lembre-se de duas regras básicas:
1 - A louça sem gordura deve ficar separada da louça usada para alimentos com gordura.
2 - Na pia, você deve ter duas esponjas:
Uma será usada para lavar apenas louças sem gordura.
A outra será para louças engorduradas.
 
Se você seguiu nossas instruções de como cozinhar sem sujar a cozinha, agora está fácil, siga as instruções abaixo e seu trabalho estará muito facilitado.

Entre os utensílios sem gordura estão:
Copos, pratos de sobremesa, pratinhos de pão e alguns outros itens.

Como lavar os copos

• Ao retirar os copos da mesa, coloque-os separados num canto da pia, onde não haja gordura. Lave-os em primeiro lugar para que eles não quebrem.
• Tenha uma esponja separada só para lavar copos. Ela não pode estar engordurada, senão os copos ficarão embaçados.
• Pegue os copos sujos que estão de um lado da cuba, passe a esponja com sabão e vá colocando do outro lado. Em seguida comece a enxaguar em bastante água, trocando os copos de lado.
• Se você quiser que eles fiquem bem brilhantes, mergulhe-os numa bacia com água quente e vinagre.
• Coloque-os no escorredor com a boca para baixo. Depois de secos, apenas guarde.

Pratos e vasilhas de sobremesa

• Devem ficar sobre a pia, perto dos copos, para não engordurar. Lave logo depois de lavar os copos, com a esponja sem gordura. Coloque para secar no escorredor.
• Guarde esta esponja separada para não engordurar.

Entre os utensílios engordurados estão:

As travessas que levam comida à mesa, os pratos de comida, os talheres, as panelas e outros que foram usados para fazermos os alimentos.

Travessas

• As travessas que voltarem da mesa devem ser imediatamente limpas.
• Guarde as sobras de comida em tigelas próprias com tampa.
• Passe um pedaço de papel toalha, ou mesmo de jornal para tirar os resíduos e a gordura.
• Coloque água quente dentro das travessas com um pingo de detergente, para lavar logo em seguida.

Pratos de Comida

• Os pratos de comida que vierem da mesa não devem ser empilhados, para que o seu fundo não fique sujo.
• Raspe cada prato com colher de borracha e passe um papel toalha para tirar a gordura.
• Depois empilhe os pratos.
 
Talheres

Tenha uma caneca alta para colocar os talheres que serão lavados. Dentro desta caneca coloque água quente com um pingo de detergente.


Lave com água, sabão e esponja. Jamais use palha de aço ou esponja áspera para lavar estes objetos. Além de riscar, no caso dos de prata, o banho vai saindo aos poucos.
Panelas e assadeiras
• Assadeiras e panelas engorduradas ficam fáceis de limpar se forem colocadas imersas em água,( que pode ser fria) e sabão em pó por algumas horas.
• Se forem de tefal ou inox, lave somente com uma esponja e detergente. Nunca use produtos abrasivos e esponjas de aço.
• Se forem de alumínio: arear com esponja de aço, sabão de coco ou limpa-alumínio que existe no mercado.
 
• Atenção: areie bem em volta dos cabos e dos puxadores das tampas, pois nestes locais a gordura se acumula em demasia e, posteriormente, fica difícil de remove

LIMPEZA COM PRODUTOS ALTERNATIVOS

Dê adeus aos produtos de limpeza, tudo o que você precisa são itens como vinagre, talco e leite, que, embora não sejam específicos para higiene, cumprem muito bem esse papel.

Vinagre
 
- Você pode usá-lo para eliminar o odor de mofo em armários colocando uma bacia ou assadeira com vinagre branco puro dentro do móvel vazio e deixe pernoitar. 

- Para limpar janelas e espelhos, use três colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. 

- Para retirar o cheiro de urina e fezes dos bichos de estimação, aplique uma solução de dois terços de água morna e um terço de vinagre branco. Depois aplique um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar naturalmente. 

- Uma solução de vinagre e água morna em partes iguais pode ser aplicada para limpar riscos de lápis e marcas nas paredes. 

- Para tirar manchas de tinta de caneta de roupas, lave com água morna, um pouco de vinagre e sabão e enxágüe em água quente.

- Misture em um balde aproximadamente 3,5 litros de água com ¾ de xícara de vinagre branco e ½ xícara de amoníaco para limpar pisos de cerâmica. 

- Para clarear colarinho de camisas, basta adicionar vinagre e bicarbonato de sódio até formar uma pasta e esfregar essa mistura na peça uma hora antes de colocá-la na máquina de lavar.

- No banheiro, remova o mofo do rejunte dos azulejos aplicando uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dente velha. Deixe-o agir por duas horas e, depois, lave a superfície com água e sabão. 

- Para esfregar registros e peças de louça, use uma esponja macia embebida em uma solução meio a meio de água e vinagre. Se preciso, deixe toalhas de papel molhadas no vinagre cobrindo a área manchada por uma hora e depois limpe com uma esponja úmida.

- Despeje vinagre no vaso e deixe agir por 30 minutos, depois borrife bicarbonato de sódio em uma escova para limpeza de vasos e esfregue as áreas manchadas. 

- Para limpar os bocais do chuveiro, misture 1/2 xícara de vinagre e 1/4 de água em uma bacia ou balde. Remova o bocal do chuveiro e deixe-o na solução de vinagre por 15 minutos. Para bocais plásticos, deixe-os por 1 hora em uma mistura de 500 ml de vinagre e 500 ml de água quente. 

- Remova a sujeira dos boxes e paredes borrifando-os com vinagre e deixe secar, então borrife novamente para umedecer e limpe com uma esponja. Caso necessário, reaplique e deixe agir por algumas horas. 

- Borrife vinagre nas cortinas do box ou revestimentos uma ou duas vezes por semana para evitar que fiquem cobertas por camadas de sabonete ou mofo. Não precisa enxaguar.

- Para limpar o ralo da banheira, molhe uma toalha de papel com vinagre sem diluí-lo e coloque sobre o ralo. Deixe o papel secar, coloque algumas gotas de vinagre e esfregue com uma esponja. Uma vez por ano, despeje uma garrafa de vinagre em sua banheira e ligue-a para ajudar a evitar que os jatos sejam obstruídos por resíduos de sabonete.

- Borrife a mesma quantidade de água e vinagre branco sobre manchas nas roupas antes de colocá-las na máquina. Para aumentar o poder de limpeza do seu sabão em pó, espere a máquina de lavar encher e adicione à água uma xícara de chá de vinagre puro. Depois, deixe lavar normalmente. Para amaciar suas roupas, adicione ½ copo de vinagre durante o enxágüe.

- Esqueceu a panela no fogo? Para retirar resíduos queimados do fundo de panelas e frigideiras, encha-as de água e adicione 4 colheres (sopa) de vinagre branco. Leve ao fogo e deixe ferver. Espere esfriar e lave normalmente. 

- Ainda na cozinha você pode usar o vinagre para deixar os copos de vidro brilhantes. Deixe-os de molho em uma bacia com água e gotas de vinagre branco e depois lave com detergente. 

- Para deixar o fogão novinho em folha após fazer frituras, deixe um pouco de vinagre sobre a gordura 15 minutos antes de começar a limpeza.

Suco de limão- Para remover gordura das louças, você pode adicionar 1/4 de xícara (chá) de limão direto no frasco de detergente ou diluí-lo em água e aplicar sobre o vidro.

- Para limpar as tampinhas do fogão, esfregue suco de limão e sal de cozinha (que também pode ser substituído por bicarbonato de sódio) com uma esponja de aço.

- Para retirar manchas de ferrugem de tecidos, cubra a área manchada com sal e suco de limão por cima, coloque no sol por aproximadamente 20 minutos, depois coloque um pano branco sobre a roupa e passe o ferro quente. Assim que mancha sair, lave a roupa normalmente. 

- Esfregue suco de limão com uma palha de aço para tira ferrugem de objetos como talheres, grelhas e fogões.

- Para remover manchas de suco e molho de tomate, esfregue a mancha com limão, enxágüe e deixe secar. Se ainda houver vestígios, molhe a peça em uma solução de 1/4 de água morna, 1/2 colher de chá de detergente e uma colher de sopa de vinagre branco por 15 minutos. Enxágüe e lave.

- Quando lavar copos, adicione um pouco de suco de limão ou vinagre à água de enxágüe para dar brilho extra.

- O suco de limão pode substituir a água sanitária. Quando as roupas estiverem amareladas, coloque-as de molho em água com pedaços de limão. Elas ficarão cheirosas e sem aparência desbotada.

Bicarbonato de sódio- Para limpar o forno, passe com um pano uma solução de água quente com bicarbonato de sódio. 

- Para manter o brilho dos cromados, dê polimento com bicarbonato em um pano seco. 

- Uma xícara de sal, uma xícara de bicarbonato de sódio e uma chaleira de água fervendo são ótimas para desentupir ralos entupidos com gordura.

- Água misturada com bicarbonato de sódio e sabão é uma boa solução para a limpeza interna da geladeira. Outra dica é, quando descongelar a geladeira, passe glicerina nas chapas onduladas do congelador. Assim, o gelo irá soltar mais facilmente nas outras vezes em que descongelar sua geladeira.

- Você pode esfregar recipientes plásticos manchados com uma pasta de suco de limão e bicarbonato de sódio.

- Renove esponjas velhas encharcando- as durante a noite em uma solução de 4 colheres (de sopa) de bicarbonato de sódio para 1 xícara de água.

- Pias de aço inoxidável podem ser limpas com bicarbonato de sódio. Basta esfregar a superfície e depois enxaguar.

- Para soltar alimentos incrustados em panelas ou assadeiras, misture água quente e bicarbonato de sódio. Deixe descansar se preciso e, quando o alimento se soltar, esfregue com uma esponja.

Óleo de cozinha- Para manter janelas e esquadrias de alumínio sempre brilhando, é só limpá-las uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool em partes iguais. Em seguida é só passar um pano macio ou flanela.

Creme de barbear- Manchas de vinho no tapete saem com um pouco de creme de barbear. Deixe alguns minutos e limpe com uma esponja umedecida.

Pasta de dente- Móveis manchados por líquidos devem ser limpos com um pano umedecido e um pouco de pasta de dente branca, depois, dê um polimento normal. 

- Pasta de dentes branca pode ser usada também para polir objetos de prata.

- Remova as marcas de arranhão em superfícies de metal esfregando pasta de dentes com um pano limpo.

Talco- Para remover manchas de gordura de tecidos, coloque talco sobre a área atingida e espere três horas. Depois, ponha a peça entre duas folhas de papel de seda e passe o ferro bem quente por cima. Em seguida, é só lavar normalmente.

Gelo- Serve para retirar manchas de café e chiclete grudado em tecido. 

- É bom também para retirar parafina de vela de toalhas. Depois de passá-lo e o produto endurecer, retire o excesso. Coloque a mancha entre duas folhas de papel absorvente e passe o ferro quente por cima.

Nabo- Tira mancha de molho shoyu de tecidos.

Leite- Bom para remover marcas de esferográficas. Basta esfregá-lo no tecido manchado.

Sal- Ideal para lustrar panelas, basta colocar um punhado de sal na bucha.

- Coloque os tecidos manchados de sangue de molho em água fria com sal.


receitas de limpeza

É possível uma limpeza esmerada e fácil utilizando meios simples e acessíveis. Basta apenas possuir o conhecimento.
Seguem algumas receitas:

AMBIENTADORES:


- Utilizar ervas aromáticas. Incenso, por exemplo.
- Uma caixa aberta com bicarbonato de sódio dentro.
- Vinagre ou baunilha num prato durante uma hora.
- Marinar azeite de pinheiro, cravo ou um pau de canela ou baunilha numa chávena de água durante cinco minutos.
- Um balde de água no meio de uma divisão absorve o fumo e maus cheiros depois de algumas horas.
- O bicarbonato de sódio ajuda a eliminar os cheiros de cafeteiras e dos recipientes de plástico para a comida.
-Ferve um pouco de água na panela de pressão com bastantes ervas aromáticas de perfume agradável, como por exemplo tomilho ou alecrim, ou com especiarias como baunilha ou noz moscada. A panela deve estar tapada. Deixe cozer até o perfume ter a intensidade que desejas.

AZULEJOS E CERÂMICA


Para limpar azulejos ou cerâmica utilizar vinagre diluído em água ou giz (variedade de carbonato de cálcio) em pó com água.

BRANQUEAR A ROUPA

Para as partes mais sujas da roupa branca pôr de molho em bicarbonato de sódio e água antes de lavar; para qualquer roupa, lavar com amoníaco; na bacia de enxaguar pôr meia chávena de vinagre,sumo de limão, bicarbonato de sódio ou bórax.
Para tingir a roupa de castanho deixar um tempo em água com cascas de nozes verdes.

CARPETES, TAPEÇARIAS

Espalhar bicarbonato de sódio ou farinha de milho. Esperar no mínimo um quarto de hora e passar o aspirador. Se for necessário tornar a repetir.

CASA DE BANHO, CHÃO E COZINHA

Esfregar com água e bicarbonato de sódio; com água quente e álcool; com água e bórax; ou com água quente (quatro litros) e vinagre branco (meio copo).
Para o chão de azulejos ou cimento lavar com água, secar e depois passar com azeite de linhaça.
Para as tampas sanitárias de plástico usar umas gotas de álcool para queimar.
Para as loiças da casa de banho usar uma escova com vinagre ou bicarbonato de sódio; pode-se limpar também com amoníaco; com uma mistura de sal e vinagre quente; ou esfregar com limão.

CRISTAIS

Para limpar cristais usar uma cebola cortada; limpar com papel de jornal.
Se se encontram opacos limpar com um pano de lã com um pouco de azeite.

DESINFECTANTES

Ferver durante aproximadamente meia hora, folhas e caules floridos de alecrim, alfazema, eucalipto, salva, tomilho, zimbro ou raiz de angélica. Usar o líquido para a limpeza de cozinhas, casa de banho, objectos. O chá de artemísia também é um bom desinfectante.

DESINTUPIDORES

Para evitar que os canos fiquem entupidos, pôr água a ferver uma vez por semana.
Se o cano estiver já entupido tapar o respirador (orifício superior da pia) com um pano e tentar com um desentupidor de borracha (ventosa). Pôr água a ferver pelo cano duas vezes por dia, depois meia chávena de bicarbonato de sódio e outra meia de vinagre quente.
Esperar uma hora e deixar a água quente a correr.

ESPELHOS


Para dar brilho aos espelhos limpar com um pano de lã embebido num pouco de azeite ou bicarbonato de sódio líquido. No último caso limpar depois com água e secar com uma toalha macia.

ESPONJAS

Quer sejam naturais ou sintéticas deixá-las um dia numa solução de 125 gramas de sal por litro de água. Espremê-las e deixar secar.

FARÓIS E ECRÃNS

Esfregar com um pano ou esponja embebida em bicarbonato de sódio líquido. Depois limpar com água e secar com uma toalha macia.

FOGÕES

Limpar com papel de jornal faz com que fiquem mais brilhantes.

FORNOS

Nas manchas ainda recentes põe-se água e espalha-se bicarbonato de sódio; se são muito difíceis de sair pode colocar-se sal e limpar quando ficar frio.
Para cheiros persistentes deixar uma caixa aberta com bicarbonato de sódio, tirando-a antes de voltar a usar o forno.

GARRAFAS

Pôr dentro da garrafa um pouco de areia e papel de jornal cortado às tiras. Agitar bem. Se as manchas mais duras não saírem repetir a operação.

INOX

Limpar com uma pasta de bicarbonato de sódio e água. Para as torneiras usa-se umas gotas de álcool para queimar.

JANELAS

Limpar com água quente com um pouco de vinagre, álcool ou sumo de limão; duas ou três gotas de álcool para queimar num balde de água.
Nunca limpar quando bate o sol, pois ficam com brilho azulado. Podem secar-se com papel de jornal.

MANCHAS

É melhor tentar eliminá-las quando são recentes.
Se são de azeite ou gordura pôr pó talco ou giz (argila branca), deixar repousar um pouco e depois lavar.
Se são de vinho, pôr sal, deixar repousar e lavar com água fria; depois pode molhar-se com vinagre branco. Se são de transpiração, lavar com uma solução de água e sal; com vinagre ou uma pasta de bicarbonato de sódio e água.
Se são de tinta e recentes, pôr uma camada de sal e quando esta absorver a cor colocar outra camada de sal; o resto de tinta que persista sai com um pouco de álcool para queimar.
As marcas de caneta nas paredes pintadas ou nas de madeira saem com essência de vinagre.
O giz limpa também as manchas de fumo e de tabaco na porcelana e as de massa vidraceira nas janelas.
O vinagre impede que a roupa perca a cor, dá-lhe um aroma fresco, amacia os tecidos de lã e elimina as manchas de transpiração.

MÓVEIS

Para dar brilho aos móveis usar sumo de limão misturado com o dobro de azeite. Aplicar com um pano. Também se pode misturar três quartos de azeite e um quarto de vinagre, adicionando também água.
Para limpar misturar uma colher (chá) de aguarrás com três colheras (sopa) de azeite de linhaça e um litro de água. Agitar bem e deixar assentar.
Os círculos brancos saem bem com cinza e água.
Alguns riscos podem sair passando uma noz sem casca.
A nogalina, pó para diluir em água, dá um pigmento excelente para a madeira não tratada, e o azeite de linhaça é bom para conservar.
Para limpar as molduras de madeira passar uma cebola cortada.

OBJECTOS DE COBRE

Para limpar objectos de cobre, esfregar com uma cebola cortada, ou com uma pasta de sumo de limão, sal e farinha.

OBJECTOS DE METAL

Limpar com vinagre puro.

PANELAS COM COMIDA AGARRADA

Deixar em água quente com sal ou cinza ou ferver com água e vinagre

PINCÉIS

Pôr de molho em vinagre quente diluído (excepto os pincéis de esmalte).

PORCELANA

Esfregar com meio limão; com sal e vinagre quente; ou com bicarbonato de sódio e água.

PORTAS METÁLICAS

Aplicar uma camada de azeite de linhaça para evitar a oxidação.

PRATA

Pôr os objectos em 1,5 litro de água quente, uma colher de sal, uma colher (chá) de bicarbonato e um bocadinho de papel de alumínio.
Ferver dois ou três minutos e limpar com um pano.
Também se pode limpar com uma pasta de bicarbonato de sódio e água; ou com a pele de batata crua ou a água de ferver as batatas.

PRATOS E TALHERES


O limão e o vinagre tiram a gordura e deixam-los brilhantes.

 

 

25 SUPERDICAS DE LIMPEZA.

 

 

 


 25 pequenas dicas de limpeza que ajudam você a lidar com manchas e sujeiras que no dia a dia incomodam.
  1. Tênis Novo: Para deixar seus tênis bem branquinhos, mergulhe-os em um balde com sabão em pó, água e uma colherinha de amoníaco, e deixe por alguns minutos.
  2. Odor de Cigarro: Para tirar o cheiro de cigarro de um ambiente, molhe uma esponja macia em vinagre branco, coloque em um pratinho em algum canto do lugar.
  3. Prego na Parede: Antes de bater um prego na parede, coloque-o em água fervente, isso evita que o reboco e a tinta quebrem.
Dicas Especiais
  1. Um bastidorzinho de madeira é um objeto ótimo para usar como removedor de manchas com água fervendo. Ele estica e firma a fazenda enquanto você despeja a água através da mancha.
  2. As manchas nos tapetes devem ser removidas o mais depressa possível. Cubra com papel absorvente e pise em cima. Ponha uma toalha felpuda por cima e deixe um livro pesado de um dia para outro. Para tinta e outros produtos use o tira manchas indicado.
  3. Os objetos de couro quando guardados em lugares úmidos, ficam manchados de mofo. Se isso aconteceu, limpe esfregando a parte manchada com vaselina, deixando uma camada de um dia para outro. No dia seguintes limpe esfregando um pano macio.
  4. As manchas nos guardanapos, saem deixando de molho em uma solução de hipoclorito de sódio(água de lavadeira, cândida).
  5. O óleo e manteiga deixam freqüentemente manchas em toalhas de linho ou algodão. Umedeça e aplique uma pasta de sapólio com água e gotas de hipoclorito de sódio. A mancha desaparece depois que lavar normalmente.
  6. Para tirar goma de mascar ou chiclete, coloque a peça manchada no congelador, e a borracha congelada sai com facilidade passando-se a unha.
  7. Quando tiver uma roupa manchada de barro, deixe secar, raspe fora toda a parte endurecida. A pequena mancha que restar, lave em água fria e sabão. Se persistir, use álcool.
  8. Para limpar as roupas manchadas de bolor, ferva água misturada com fubá, durante quinze minutos.
  9. As roupas manchadas com café com leito ou chocolate com leite saem facilmente quando lavadas imediatamente. Se a mancha ficar seca, mistura água quente e gema e esfregue bastante o local. Lave depois. Se ficar mancha, experimente passar álcool.
  10. Se as crianças mancharem as roupas com coca-cola, procure limpá-las o mais depressa possível, procedendo assim: esfregue manteiga sobre as manchas e lave em bastante água quente com sabão em pó.
  11. As manchas deixadas pela tinta de canetas esferográficas variam. Algumas são impossíveis de remover. Quando você se ver diante de mancha semelhante, tente o removedor de esmalte (dá resultado sobre o estofamento de plástico) ou álcool.
  12. As manchas de ferrugem saem quando molhadas de limão, cobertas de sal e deixadas ao sol bem quente.
  13. Quando não houver sol, para tirar manchas de roupas brancas, passe limão sobre a mancha e segure a fazenda sobre o bico de uma chaleira fervendo. Repita até desaparecer a mancha.
  14. Para limpar as manchas de frutas, use água fervendo despejada do avesso para o direito, conservando a peça sobre um tigela. Se não sair, experimente água oxigenada. Em roupas não laváveis, experimente álcool.
  15. As manchas de vinho, podem ser tratadas com as de frutas, com a diferença que a mancha deve ser coberta de sal antes de coar fervendo por cima.
  16. As manchas de gordura ficam mais dóceis, com um tratamento quente. Coloque farinha de trigo sobre a mancha e um mata -borrão limpo sobre a farinha. Passe um ferro bem quente sobre o mata-borrão, até que haja absorção da gordura pela farinha quente e pelo mata-borrão. Escove a farinha fora. Se ainda restar mancha, repita a operação.
  17. A graxa em geral, sai com detergente esfregando fortemente e depois passando em água quente. As manchas de graxa saem mesmo depois de serem lavadas. Esfregue com solvente de graxa como varsol. O sistema usado pelos tintureiros é o seguinte: passe a ferro a mancha até ficar bem quente. Passe uma misture de varsol com talco sobre a mancha e deixe secar. No dia seguinte escove fortemente até sair o talco e a mancha.
  18. Evite passar a ferro roupas manchadas de massa de tomate, porque o calor fixa a mancha que ficará muito difícil de sair. Em roupas laváveis, passe água fria e deixe alguns minutos, esfregue o pano molhado em detergente sobre a parte manchada. Depois lave.
  19. Para eliminar as manchas de tinta, deixe de molho no leite quente, renovando a cada duas horas, depois lave.
  20. As manchas de tinta a óleo , mesmo que já tenha secado e endurecido, saem com uma solução em parte iguais de terebentina e amoníaco.
  21. A tinta da caneta tinteiro ou esferográfica devem ser removidas logo, com removedor de esmalte de unhas. Se lavar, fixará mais a mancha.
  22. As manchas de transpiração devem ser lavadas em água morna e detergente. As manchas recentes saem com aplicação de amoníaco em solução (1 colher por litro de água) e depois enxaguadas em água pura. As manchas mais antigas precisam ser tratadas com vinagre branco e depois passadas em água pura. Para as manchas amarelas e muito antigas, experimente uma solução de ácido oxálico.
  23. As moscas deixam manchas nas cortinas e toalhas. Remova usando uma solução de álcool e água destilada.
  24. Para tirar manchas de batom, use a seguinte técnica: coloque um pano branco limpo sobre a mancha e vire do avesso. Passe uma pasta de sabão em pó e água do lado avesso, forçando sobre o pano branco e mudando de lugar. Lave com um pano molhado, limpo e depois um pano bem seco.
  25. As manchas de batom podem ser muito indiscretas. Não se atrapalhe quando ficar com o rosto todo manchado de batom, passe um pouco de miolo de pão e esfregue, mudando os pedacinhos de pão, à medida que foram ficando vermelhos. 

 Mãos à obra

Você pode começar a limpeza pelo cômodo que vai demorar mais para arrumar, pelo mais bagunçado ou pelo menos trabalhoso. Seja qual for a sua opção, comece pela eliminação dos focos maiores e mais visíveis de desordem para só depois disso organizar as coisas que estão fora do alcance visual, ensina Donna Smallin, no livro Casa Limpa e Arrumada ¿ Organize-se para cuidar da limpeza sem deixar de viver, da Editora Gente.

Ok, arrumação pode não ser o seu forte, embora saiba que é algo extremamente necessário, não é? Por isso mesmo, selecionamos 10 truques para você não perder muito tempo nesta tarefa tão penosa.

1. Para limitar a propagação de bactérias, mantenha e lave separadamente os panos e utensílios utilizados no banheiro. Jamais use a mesma bucha que lavou a cozinha no banheiro.

2. Permita a entrada e a circulação do ar em sua casa todos os dias e por pelo menos duas horas. Abra portas, janelas e até mesmo armários e closets para evitar mofo.

3. Seu filho vomitou ou fez xixi no carpete? Calma, raspe o material sólido com uma colher, removendo o máximo possível. Misture em uma bacia vinagre branco e água em partes iguais. Umedeça uma toalha com a solução e aplique sobre a mancha.

4. O problema são as marcas de giz de cera nas paredes? Molhe uma esponja de feltro, esprema para retirar o excesso de água e passe.

5. Uma vez por semana limpe produtos eletrônicos com um pano de microfibra ou outro macio e sem fiapos umedecido. Em seguida, passe um seco.

6. Uma solução caseira para os vasos sanitários: derrame uma xícara de vinagre branco e deixe agir por 5 minutos. Esfregue com uma escova e dê descarga.

7. Quando algo derramar dentro do forno, coloque sal por cima imediatamente. Depois de frio, escove a parte queimada e limpe com a esponja.

8. Um bom limpador caseiro para madeira pode ser feito com uma colher de água raz, uma de óleo de linhaça e um litro de água morna. Agite em uma garrafa e aplique no pano antes de esfregar a madeira. Deixe secar e dê polimento.

9. Pias ou mesas de mármore ficam brilhantes e lisinhas se, ao terminar a limpeza usual, aplicar um lustra-móveis com uma flanela na superfície.

10. Extermine bolor e mofo no banheiro aplicando na área uma solução fraca com poucas gotas de detergente líquido em água quente. Em seguida, esfregue ¼ xícara de alvejante à base de cloro diluído em 1 litro de água. Espere 20 minutos e repita a operação.


Translate this Page
Vote
O que voce gostaria de dizer pra quem ama ?
voce é um sapo.
vá se ferrar!!
me deixa em paz...
fica comigo?
te quero!
hoje tem?
ai se eu te pego!
senta aqui...
Ver Resultados

Rating: 2.1/5 (1046 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página






Total de visitas: 382018